Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mobilização garante inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Início do conteúdo da página
PARANÁ

Mobilização garante inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

No estado, 2.543 empregadores tem potencial para cumprir a cota legal

  • Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 18h44
  • Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 13h15
  • Acessos: 419
Foto: Divulgação
imagem sem descrição.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) participou da terceira edição do evento "Dia D" - de Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), que aderiu à ação do Ministério do Trabalho, e aconteceu na última sexta-feira (23), na Agência Central do Trabalhador de Curitiba.

O encontro foi propício para a troca de informações, além de mostrar as oportunidades que integram empresas, vagas disponíveis e candidatos para as ocupações específicas. Na ocasião, 24 empresas compareceram e disponibilizaram 250 vagas na capital paranaense. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (23,9 % da população). No Paraná, são mais de 2,2 milhões de pessoas com deficiência.

Para o superintendente do Trabalho, Paulo Kronéis, as atividades não estão restritas apenas ao dia 23 de setembro, e sim uma ação contínua visando sensibilizar a todos. "Buscar soluções utilizando uma linguagem propositiva e positiva, lembrando que esta inclusão não deve ser uma preocupação exclusiva do poder público, mas de toda a sociedade", declarou.

Fiscalização - Ao todo, no Paraná, são 2.543 empregadores sujeitos ao cumprimento da cota legal de pessoas com deficiência ou reabilitados pelo INSS, ou seja, que tenham 100 ou mais empregados. Em 2016, a meta é fiscalizar 750 empresas e inserir 2.455 empresas por conta dessas ações. Em Curitiba, por exemplo, 689 empregadores são sujeitos à cota (com 100 ou mais empregados), sendo que 114 deles (16,5%) cumprem e 575 (83,5%) não a cumprem.

Confira a galeria de fotos do Dia D no Paraná:

Mobilização garante inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Assessoria de Imprensa
Ministério do Trabalho
Fabiane Burmester
imprensa@mte.gov.br
41-3901-7547

registrado em:
Fim do conteúdo da página